quarta-feira, 2 de março de 2016

Dilma recebe Evo Morales em visita oficial ao Brasil

Ricardo Victor Ferreira     11:18    

O presidente da Bolívia, Evo Morales, faz sua primeira visita oficial ao Brasil desde que a presidente Dilma Rousseff tomou posse em 2011.

dilma-evo-morales

Além do comércio bilateral e da adesão do país vizinho ao Mercosul, serão discutidos temas como a integração energética, a gestão de recursos hídricos e o combate a ilícitos transnacionais. Não há a previsão de assinatura de acordos entre os dois países.

A expectativa do governo brasileiro é de que a visita simbolize a reaproximação entre os dois países após o episódio envolvendo o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu para o Brasil em 2013 com a ajuda do diplomata brasileiro Eduardo Saboia. De acordo com o Itamaraty, a chegada, no ano passado, do embaixador brasileiro na Bolívia, Raymundo Magno, "confere novo impulso à agenda bilateral". A pasta cita a inauguração do Comitê Técnico Binacional em Energia, em dezembro de 2015, como exemplo de que os dois países têm intensificado sua relação.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a visita do presidente boliviano tem por objetivo reforçar e dinamizar os mecanismos de coordenação política e econômica. Além do comércio bilateral e da adesão do país vizinho ao Mercosul, serão discutidos temas como a integração energética, a gestão de recursos hídricos e o combate a ilícitos transnacionais.

O Itamaraty informou que o Brasil é o primeiro destino das exportações bolivianas, majoritariamente na área de energia, e o segundo maior fornecedor de produtos para o país. No ano passado, a China assumiu o posto, que antes era brasileiro, de principal país de origem das importações bolivianas. Em 2015, a corrente de comércio bilateral alcançou aproximadamente US$ 4 bilhões. O gás natural importado da Bolívia pelo Brasil responde por cerca de 30% da oferta do produto no mercado brasileiro. A pauta de exportações brasileiras para a Bolívia é composta basicamente de manufaturados.

Agência Brasil

0 comentários :

About us

Common

Categoria

FAQ's

FAQ's

© 2011-2014 Dilma Rousseff. Designed by Bloggertheme9. Powered by Blogger.