segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pronatec melhora a vida de produtores no Maranhão

Ricardo Victor Ferreira     13:00    

Curso do Pronatec realizados com parceria do Senar-Maranhão tem mudado a vida de produtores do Baixo parnaíba.

cursos-pronatec-produtores-maranhao

Gestores da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) visitaram diversas experiências exitosas do Pronatec, As áreas de olericultura e horticultura implantadas por produtores em comunidades de Santa Quitéria e de Coelho Neto que tem se destacado na região.

As capacitações implantadas na região do baixo Parnaíba no período de 2014 a 2015 alcançaram uma média de 500 produtores que hoje mantém uma média de cinquenta casos de sucesso, é o que afirma o secretário de agricultura de Santa Quitéria, Carlos Alberto Monteles. “A capacitação promovida pelo SENAR é a melhor possível”, avalia.

Veja um vídeo e Conheça o SENAR


Banana
Com experiência e entusiasmo o produtor José Correia, morador do povoado Ladeira em Santa Quitéria, investiu na plantação de banana, melancia e feijão. Capacitou-se por intermédio de cursos ofertados pelo programa Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR e foi contemplado com o projeto Cultivo Irrigado de Banana – cuja parceria envolve o Banco do Brasil, prefeitura local e SENAR.

Feliz, o produtor elogia a iniciativa e conta que mantém renda fixa com a comercialização de seus produtos que tem como carro chefe a banana prata, muito apreciada pelos paladares da região. “Fiz cinco cursos que me ajudaram a melhorar a minha plantação”, afirmou José Correia.

Novo produtor
Mas a novidade não para por aqui. A iniciativa das instituições rendeu para Glenilson Costa Silva mudança total de vida. O novo produtor migrou da profissão de pedreiro para avicultor e olericultor. Em seu quintal, Silva tira agora rendimentos mensais para si e para a sua família que ultrapassam seus ganhos em atividades anteriores.

Diversas outras casos de sucesso foram mostrados na ocasião. Com destaque para os projetos de meliponicultura, piscicultura e avicultura que recebem atualmente assistência técnica continuada da equipe de profissionais da prefeitura local. Uma parceria de sucesso, segundo os gestores do Sistema FAEMA/SENAR.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br

0 comentários :

About us

Common

Categoria

FAQ's

FAQ's

© 2011-2014 Dilma Rousseff. Designed by Bloggertheme9. Powered by Blogger.